segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Viena

Viena é monumental! Acho que esta é a melhor palavra. Edifícios grandiosos, muitos palácios, cúpulas, torres... Bonita? Sim, muito. Mas ainda prefiro a beleza de Praga. Menos ostentação, menos glamour... menos dourado.
O passeio básico é o centro e a Ringstrasse. Lá estão as praças, os edifícios, as igrejas, os principais monumentos: Ópera, Parlamento, Hofburg (Palácio Imperial), Prefeitura.
 
 
Os jardins do Palácio de Belvedere são bonitos e a visita ao interior do Palácio de Schönbrunn é excelente. Dá para se ver dentro dos bailes da Sissi. Imperdível!
Assim como a visita guiada ao interior da Ópera. Tem de hora em hora, em vários idiomas.
Cada noite, a Ópera de Viena apresenta um espetáculo diferente e há ingressos a partir de 4 euros. Claro que, por este preço, a pessoa fica de pé no último andar das galerias, acima das frisas. E é bacana que, na lateral do prédio, tem um telão imenso que transmite ao vivo o espetáculo. Fica cheio... Até nós tiramos uma casquinha.

 
A estação de metrô da Karlsplatz é uma gracinha e as ruas e praças do centro, são bastante atraentes. É possível ver toda espécie de artistas de rua, principalmente nos fins de semana e à noite. O teto em mosaico da catedral é especial. Também é diversão garantida passear pela Kärntnerstrasse ou por algum dos vários parques: Stadtpark, Bundesgarten, Volksgarten...


O maior equívoco sobre a cidade é a lenda do Danúbio Azul., que aqui é pouco mais largo que um canal e de azul não tem nada.
Popular atração noturna, o concerto de Mozart e de valsas é dispensável. Pelo menos o que fomos, no Palais Auersperg. Como a cidade é pura música e os teatros estão espalhados por toda parte, imagino que haja concertos mais sérios. Fuja também do jantar na aldeia vinícola de Grinzing. A comida até que é boa, mas come-se melhor na cidade, e sem precisar de andar tanto e pagar tão caro. Típico programa para pegar turista.
Na cidade a comida é ótima. Tem schnitzel (típico empanado vienense), salsichas as mais variadas, aquele presunto delicioso primo do nosso tender, além das famosas Torta Sacher e Apfelstrudel. O Gigerl - der Stadtheurige é um delicioso restaurante self-service, que ajuda muito quando a gente não entende nada do alemão do cardápio. Fica tudo numa vitrine e você vai apontando e pedindo para a mocinha. Além de tender e schnitzel, tem goulash, peixe, batata com morcela, quiche de cebola, macarrão e muitas outras opções. Recomendo.

Achei um site legal com fotos magníficas de Viena. São tão boas que a cidade fica até mais bonita nelas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário