segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Polônia

A Polônia é um pais super católico e tudo remete ao Papa João Paulo II. Agora eu entendo bem  porque "o papa é pop".
Em Wadowice, sua terra natal, está a casa onde nasceu e a igreja onde foi batizado. Lá também tem um doce bem gostoso, chamado Kremówka (fala-se algo como cremuska). Na verdade, ele é encontrado em toda a Polônia, mas o mais gostoso que comi foi o original de lá.


Czestochowa é a capital religiosa do país. No Santuário de Jasna Gora está a famosa pintura da "Virgem Negra", que é muito bonita.


Cracóvia é mais uma cidade cujo visual é favorecido pela água. O rio Vístula proporciona paisagens cenográficas. Das pontes se tem belas vistas do Monte Wawel, que é um ótimo lugar para passear. O Castelo Real e a Catedral de Cracóvia são lindíssimos. O centro histórico (Stare Miasto) tem várias igrejas, mas a principal é a Basílica de Santa Maria, em cuja torre um toque de trompete soa de hora em hora. Ainda na Praça do Mercado (Rynek Glowny), explore o fervilhante mercado e as várias ruelas simpáticas ao redor.


A arquitetura de Cracóvia é colorida e muito rica, com vitrais, pinturas e esculturas. Tem um estilo medieval, mas com construções renascentistas, barrocas e góticas. E além de tudo, não foi  bombardeada durante a 2º Guerra. Ou seja, o centro histórico está lá inteirinho: lindo e preservado.


É interessante passear pelo Bairro Judeu, embora a população judia atual seja estimada em apenas 200 pessoas. Tem o antigo gueto, a emocionante Praça da Concórdia e a fábrica de Oscar Schindler, que agora é um museu. São uma excelente preparação para a visita a Auschwitz.
O passeio às Minas de Sal de Wieliczka agrada muitas pessoas, pela quantidade de estátuas esculpidas em sal. Eu não achei essa maravilha toda.
 

Ficamos fãs do Restaurante Chlopskie Jadlo. A comida é mesmo muito boa e o lugar, uma gracinha. Recomendamos Pierogi Misto (com recheios de carne, batata e repolho), Mixed de Carne Grelhada com Molho de Alho, Costela de Porco com Mel, Bife Rolê com Bacon e Picles de Pepino.

A visita a Auschwitz era, para mim, a grande expectativa da viagem. Tinha muita vontade de conhecer.
Os pavilhões do campo de Auschwitz I foram transformados em museu. Além de salas com pertences originais das vítimas (malas, chinelos, óculos, cabelos, próteses ortopédicas, brinquedos, roupas) e muitas fotos e documentos, pode-se visitar a câmara de gas, o crematório e a "parede negra", que era um muro para fuzilamentos. Em Birkenau (Auschwitz II), dá para ver o interior dos pavilhões de madeira, ruínas de câmaras de gás, a lagoa onde se despejavam as cinzas...
Um passeio fantástico, sem comentários. Imagino que muitas pessoas não queiram passar por lá, mas a minha opinião é de que todo mundo precisaria ver isso.


Varsóvia foi uma cidade que me surpreendeu. Por ter sido totalmente arrasada na 2ª Guerra, eu não tinha muita expectativa. Só que a cidade é uma delícia! Além de linda.
O Parque Lazienkowski é bastante florido e gostoso de passear; as avenidas são largas e o centro histórico (Stare Miasto), uma gracinha.


Eu sabia que tinham reconstruído o centro histórico exatamente igual ao que era antes da guerra, mas achei que ia ser sem graça. Grande engano! A Praça da Sereia (Rynek Starego Miasta) é maravilhosa. E tem, também, o Palácio Real, as vistas do rio Vístula, as antigas muralhas...
Imperdível fazer uma caminhada entre os belos casarões, estátuas e igrejas da Estrada Real e ver a Universidade, os bancos que tocam músicas de Chopin, a Academia de Belas-Artes... As fachadas das casas são muito decoradas, há vários artistas de rua. É uma cidade com charme. Gostei demais!


O Bairro Judeu não tem muitos atrativos. O Monumento aos Heróis do Gueto ocupa o centro do antigo gueto, que era o maior da Polônia, com  450 mil pessoas amontoadas em uma área de cerca de 3.3 quilômetros quadrados. Depois da revolta judaica de 1943, o gueto foi completamente destruído. 
O Palácio da Cultura e da Ciência  foi construído por ordem de Stálin e pago pelos poloneses. É um prédio bem estranho e nada querido pela população, já que marca a dominação comunista.

Para comer a deliciosa comida polonesa com cerveja Zywiec, um ótimo local é o Restaurante Folk Gospoda. O pierogi é delicioso e o mix de carnes assadas é gigante. Suficiente para alimentar uma pequena vila... Além do lugar ser super charmoso e ter ótima música, o cardápio está também em inglês, o que significa fugir das consoantes com acento, vogais com cedilha e outras bizarrices.


Para quem gosta de moules, as da Trattoria Bellini não deixam nada a dever às belgas. E fica na Praça da Sereia, ou seja, um local com visual encantador.


O Restaurante grego El Greco também é uma opção. A moussaka estava só mais ou menos, mas o carneiro com creme de leite estava absolutamente fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário