domingo, 16 de março de 2014

Itália: Trentino e Alto Adige

Esta região é cercada pelos Alpes Dolomíticos e abriga grandes e profundos vales. A área mais ao norte (Alto Adige), região de fronteira com a Áustria, partilha a cultura do Tirol, com típicas construções de madeira e castelos.


Centro de violentas batalhas durante a primeira guerra mundial, Rovereto transformou seu castelo no Museu Histórico da Guerra.


Famosa por sediar o concílio que desencadeou a contra-reforma, Trento tem uma bela catedral românica e um grande castelo que é parte das muralhas da cidade. No centro da Piazza Duomo, uma fonte com a imagem de Netuno segurando um tridente relembra as origens do povoamento, batizado de Tridentum pelos romanos. Ao redor, o Palácio Pretório e uma série de mansões renascentistas.


O Duomo de Bressanone fica no meio de um labirinto de ruas estreitas e conserva um claustro do século XII, decorando com afrescos. Mais afrescos podem ser admirados nos castelos de Rodengo e Velturno.


A estrada para Ortisei, no Alpe di Siusi, oferece lindas paisagens.


Em toda a região, o alemão é mais utilizado que o italiano, quem vem em segundo lugar nas placas, cardápios e letreiros. Da mesma forma, as pizzas a taglio perdem a primazia para as típicas salsichas alemães (wurst).


Entre pretzels, appfelstrudels, esculturas de madeira e casinhas de embalagem de chocolate segue a vida em Bolzano. O destaque é para o Museu Arqueológico, que abriga o homem da idade do bronze encontrado nas geleiras próximas à cidade, e para o Duomo com teto de azulejos multicoloridos.


A Locanda del Bel Sorriso, em Trento, é uma vila do século 17 no meio dos vinhedos. Oferece hospedagem e refeições. O restaurante é espetacular! Boas opções são espaguete com ragu de cinghiale (javali), vitela recheada com ervas ao molho, bucotini de vitela com cogumelos do campo e  panacota com calda quente de frutas do bosque. A decoração típica dos quartos é bastante exagerada e a internet não funciona, mas as vistas são bonitas. Só funciona para quem está viajando de carro, porque fica na área rural. O bom é que o restaurante não é exclusivo para hóspedes!


Veja aqui mais fotos da região do Trentino e Alto Adige.

Saiba mais sobre a Itália:

Itália: Marche
Itália: Emília Romana
Itália: Nápoles e Campanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário