sábado, 31 de março de 2012

Almoço das amigas

Comemorar aniversário é muito bom!
E se, com esse pretexto, conseguir almoçar com minhas queridas amigas Silvia e Cíntia num espetacular japonês... melhor ainda.
Nosso vício era o Haná, que é mesmo muito bom.
Mas o atual endereço das nossas orgias nipo-gastronômicas é o Suri. Tem algumas coisas absolutamente excepcionais, como o ceviche, o suri camarão, o sashimi de peixe branco maçaricado. E ainda suri couve, acelga maki, tempurá de lula e de camarão, shimeji e shitake na manteiga, hot roll... Muitas delícias!

Infelizmente, fomos lá no aniversário do Vinícius e o serviço foi muito ruim. Fiquei bem chateada. Espero que tenha sido só uma eventualidade e possamos continuar comendo a excelente comida com um atendimento bacana. Que voltem a servir bem, com direito a rodelinhas de nabo e água morna para limpar molho de soja da camisa.

Voltando ao almoço das amigas, ontem resolvemos nos encontrar para um bate-papo num endereço mais perto da Cíntia, para que ela pudesse levar o fofo do Pedro. Daí fomos ao 4Doze, um bistrô bem agradável.


A proposta é interessante. Pratos rápidos e leves, com ingredientes frescos e saudáveis. 
São muitas opções: filé, picanha, contrafilé, robalo, salmão, frango, camarão...  Risotos, massas, saladas ceasar e caprese, caldos e sanduíches. E algumas coisas bem diferentes, como fondue de alho poró e escondidinho de cogumelos.
No Cardápio Executivo, são 7 opções e dois acompanhamentos. Acertei na minha escolha: Frango Indiano. Com curry na quantidade exata, muita cebola e leite de coco, estava bem molhadinho e com o tempero equilibrado. Nos acompanhamentos, gostei da salada de couscous marroquino, da farofa de ovos e dos purês de cará com hortelã e abóbora com mel, embora estivessem um pouco pesados. Faltou cremosidade.
O prato é super bem servido. Eu, que como bem direitinho, fiquei mais que satisfeita...
A lista de sobremesas era tentadora: Petit gateau de nutela, cremes de frutas e trilogia de  créme brulée, que eu tinha comido de outra vez, quando fui lá com o Raul. Daquela vez, também comi uma entrada deliciosa. São fatias de berinjela grelhada, com recheio de ricota, iogurte e nozes e cobertura de molho de tomates com manjericão. Chama Pannequettes de Berinjela e vale a pena experimentar... De volta ao Créme Brulée, na trilogia vem três potinhos, nos sabores baunilha, amarula e castanha do Brasil.
Mas nós já tínhamos comido tanto que pedimos só um cafezinho... bem caprichado. Servido com canela e chantilly, vem acompanhado de uma pequena madeleine e de um potinho de créme brulée sabor baunilha. Tava bom!


A conversa hoje estava tão boa, que nem lembramos de escolher a trilha sonora. O cardápio musical é ótimo e cada mesa pode montar sua sequencia de quatro músicas. Não chega a ter o charme retrô de uma jukebox, mas é uma ideia legal. Me lembra uma barraca na Praia do Futuro, que tinha uma monteira de discos de vinil para a gente escolher a trilha sonora. Isso no início dos anos 90...

Nenhum comentário:

Postar um comentário