sábado, 27 de agosto de 2011

A comida britânica que eu gosto

Sempre ouvi falar que a comida na Inglaterra era ruim. 
Sem tempero, sem opções. Sem graça.
Por outro lado, os conselhos eram de procurar os milhares de restaurantes indianos, italianos e outros, que há espalhados por toda a Grã-Bretanha.
Mas nós não curtimos viajar e comer em cadeias internacionais ou estar em Lisboa e jantar no Porcão.
Nossa proposta de viagem inclui conhecer os costumes e sabores do local visitado. Desfrutar...
E foi assim que descobrimos os encantos da culinária britânica.
São dois os pontos altos: o café da manhã tradicional inglês e o cardápio dos pubs.

O English Breakfast é composto de ovos, bacon e linguiça. A isso acrescente-se: feijão, tomates assados, cogumelos, hash brown, black pudding e fried bread. Na Escócia, tem ainda o haggis. Tudo isso vem acompanhado de chá ou café, torradas, manteiga e geleias  E, sim, é uma delícia! Todos e cada um, com exceção, talvez, do feijão...

Traditional English Breakfast
Os ovos em geral são fritos, mas você pode pedir mexidos ou pochê. O bacon não é exatamente igual ao do Brasil. Tem muita carne e pouca gordura. Quase como um presunto... E há os mais variados tipos de linguiça (sausage). Meu preferido é o Cumberland Sausage.
Hash Brown é uma espécie de panquequinha feita de batata ralada e o Fried Bread é uma fatia de pão de forma passada na frigideira onde foram preparados o bacon e a linguiça.
O black pudding leva cebola, temperos, aveia e sangue, geralmente de porco. No Brasil, equivaleria ao chouriço ou morcela. O haggis, delícia escocesa, é um embutido feito com vísceras de ovelha e aveia, bastante condimentado. Quase uma buchada de bode. Mas muito, muito mais gostoso... Gostamos tanto que trouxemos um monte deles enlatados.
Ia esquecendo do mingau de aveia, que é servido sem açúcar ou, pior, com sal...

Vamos agora falar do grande lance que é a comida de pub. 
Na verdade, só o pub já é formidável! 
Um pouco difícil explicar a diferença entre um pub e um bar ou choparia. Mas quando entrar em um pela primeira vez, entenderá imediatamente.
Os nomes são uma graça à parte. A maioria tem arms, golden, red, black, lion, dragonking, three, oak ou masons no nome, e isso gera uma infinidade de combinações.

 
É preciso ter cuidado para não perder a hora do jantar nos pubs. Apesar de ficarem abertos até mais tarde, a cozinha fecha às 21 horas. Em alguns lugares ou certos dias da semana, ainda mais cedo. 
O cardápio não é muito grande, mas tem boas opções de comida tradicional inglesa:


Fish and Chips (feito principalmente com bacalhau fresco ou hadoque) que é o mais popular dos populares. Algumas vezes tem a opção de Scampi and Chips, ou, melhor ainda, Haggis and Chips (só na Escócia).
Minha delícia de estimação é a torta de carne com cerveja: Steak and Ale Pie. Maravilha! Mas há várias opções de tortas: Cottage Pie, Welsh Pie (em Gales, naturalmente), Hunters Pie, Old Esk Pie...
Yorkshire Pudding também é uma delícia. Uma massa que acompanha uma carne, tradicionalmente roastbeef e gravy. Por sinal, que ótimo é o gravy. Um capítulo à parte...
As carnes tradicionais são roastbeef, sirloin, rib-eye steak. Bastante comum o mixed grill, que vem muito e de tudo. Também tem cervo (gammon) e porco. Gosto de pork chop e roasted pork belly. Eu e Tomás comemos no The Glencarse, em Perth, um lombo de porco com black pudding e molho cremoso de bacon defumado que estava de chorar.
Há vários pratos com ovelha, todos saborosos: Mint lamb, Lamb shank, Lamb Pie, Lamb cutlets.
Tradicional na Escócia é o Haggis with Neeps and Tatties, que eu não gosto. Por causa das neeps, que vem a ser um purê de nabo muito do sem graça.
Ainda dá para pedir Black Pudding, Bangers and Mash e Ham, Egg and Chips, mas isso eu deixo para comer no café da manhã mesmo.

File:Traditional.Sunday.Roast-01.jpg
Roastbeef and Yorkshire Pudding
Haggis, Neeps and Taties
Steak and Ale Pie
E para beber? Uma infinidade de cervejas: Carling, Carlsberg, Guiness, Master Brew, Marston's Smooth, Beck's, Stella Artois, Erdinger, Ruddles Smoothie, Snowdonia, Reverende James, Waggle Dance, Slaughterhouse, Doombar... Gostei de umas, não gostei de outras. Ótimas cidras (minha bebida preferida), de maçã e de pera:  Gaymers,  Magners, Thatcher's,  Stowford Press, Bulmers, Westons, Strongbow, Stella Artois...

 

Hummmm! Quando penso que acabou, lembro de mais alguma coisa.
Os cookies e os muffins são bons demais! 
Vale experimentar no Thomas the Bakers e no Gregg's, mas também vale na padaria da The Co-operative food e do Tesco.
Blackberries muffins e white chocolate chips cookies são o que há de melhor...


Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário