domingo, 29 de janeiro de 2012

O verde mar de Pernambuco

Este post poderia ser só de fotos. Neste caso, nada que se fale pode dizer mais do que as imagens.
O mar é muito lindo. Verdinho... Como em Olinda.
- Oh linda localidade para construir uma cidade! - diz a lenda...


A praia perfeita se chama Praia dos Carneiros, no município de Tamandaré. 
Água verde e morna... Praia vazia... Coqueirais... E uma capelinha na beira do mar.
 

As outras praias não valem a pena e a cidade de Tamandaré não tem nada. Por isso, o bom é ficar já na Praia dos Carneiros e não precisar sair de lá para nada.
A vantagem disto é que lá está meu hotel de praia preferido: Pontal dos Carneiros Beach Bungalows. Dá uma olhadinha. É tudo de bom!
Gostou? Pode achar o que quiser e não partilhar da minha opinião, mas é realmente especial.


Como opção, há o Sítio da Prainha. Também é agradável, sossegado e num bom trecho da praia.
Pousada do Farol não fica na beira da praia, mas é bonitinha e muito mais barata.

Pernambuco tem outras águas atraentes. Há quem ainda consiga se divertir em Porto de Galinhas, que é realmente belíssima. Só que tem tanta gente que não dá para aproveitar nada. Praia lotada, filas nos restaurantes, caixas eletrônicos sem dinheiro, engarrafamento, carros com música alta e mais uma série de inconvenientes. Felizmente, lá perto tem duas praias que ainda estão do jeitinho que eu gosto.

Uma delas é Maracaípe, onde acontece uma etapa do Circuito Brasileiro de Surf. Para quem, como eu, gosta mesmo é das águas calmas, o bom é ficar no Pontal.  
 

Não são muitas opções de hospedagem. Penso que o mais agradável é ficar em um dos chalés da Pousada Xalés de Maracaípe. Não há luxo, mas a comida caseira regional é saborosa e a gente fica bem à vontade. Qualquer coisa, dá para ir jantar tranquilamente em Porto de Galinhas. São só 4 km. Numa estrada de areia...

 
A segunda é Serrambi. Mais águas calmas e mornas. Delícia demais, longe da confusão de veranistas. Ótimo lugar para velejar e mergulhar. 
 

Serrambi Resort não tem o glamour dos resorts mais modernos nem o apelo do serviço all inclusive, mas as instalações são confortáveis e o serviço, atencioso. 


Alagoas também tem umas praias interessantes. Fernando de Noronha é espetacular. E a Bahia tem muitos encantos. Nada, porém, supera as águas de Pernambuco.
Meu sonho de consumo de verão é este: uma sombra, um livro, água de coco gelada... e a praia vazia com um mar desta corzinha...
Alguns itens para melhorar ainda mais: brisa suave, rede, barulho dos coqueiros, passarinhos. E de bônus um bolo de rolo bem gostoso e outras delícias regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário