domingo, 25 de dezembro de 2011

Sim, o Rio de Janeiro continua lindo!

Turista na nossa própria cidade? É bom demais... E se fizer muito tempo que você não vai lá, melhor ainda... A sensação é ótima. O coração fica muito feliz.


Corcovado e Pão de Açúcar não dá para perder.
Sempre lindos. Escolha um dia sem nuvens e desfrute o visual.


O Museu da República, no Palácio do Catete, é excelente. Vale não só pela exposição, mas também pelo lindíssimo prédio. O Museu Histórico Nacional também vale a visita. A farmácia antiga é perfeita, e era do vô da Letícia, prima das minhas primas...


A Confeitaria Colombo do centro é lindona e o fim de tarde na filial do Forte de Copacabana é uma delícia. O Real Gabinete Português de Leitura é totalmente desconhecido, o que é uma pena. Muito bacana! Assim como a Biblioteca Nacional.


O Teatro Municipal é lindo demais. Vale a pena entrar e conhecer. Se não der para assistir um espetáculo, não deixe de fazer a visita guiada. O melhor mesmo é fazer os dois e conhecer os camarins, o palco... E do ladinho, está o Museu de Belas Artes. Tudo na boca do metrô, estação Cinelândia. 


O prédio do Centro Cultural do Banco do Brasil também é fantástico e a programação, muito boa. Como é também a do Centro Cultural dos Correios.
Do Espaço Cultural da Marinha saem dois passeios excelentes e baratos. A visita à Ilha Fiscal e o passeio de barco pela Baía de Guanabara. No passeio de barco a cidade se revela por um ângulo bem diferente do habitual, a não ser para quem vai trabalhar de barca todo dia. Corcovado, Pão de Açúcar, Marina da Glória, Outeiro, Praca XV, Candelária, tudo visto do mar. Em Niterói, além das praias, o Museu de Arte Contemporânea e a Fortaleza de Santa Cruz. O passeio é feito num rebocador que atuou na 1ª Guerra Mundial e é muito legal, com as ilhas, a entrada da baía... A visita à Ilha Fiscal também vale, especialmente se você conhecer um pouquinho da história do último baile da monarquia. Cada um custa 10 reais, mas só funciona de quinta a domingo e em horários pré-determinados.


A Praca XV é uma coisa muito doida. O paradoxo do Paço Imperial ficar na Praca que chama XV de Novembro é uma coisa que sempre me chamou a atenção. De uma lado, a placidez e simplicidade da construção do paço e de outro, a balbúrdia da praca. O estação das barcas é o que sobrou do Mercado Municipal, ali no meio do movimento, da sujeira e da feiura.


A rua do Ouvidor e a rua do Rosário estão cheias de botecos e restaurantes, uns melhores e outros piores. Mas a área é otima para se divertir. Fica do ladinho do CCBB.
Apesar de estar mal cuidado demais, o Largo do Boticário continua encantador... E é do lado da estação do trem para o Corcovado.


Comidinhas cariocas:
Bolinho de aipim, bolinho de bacalhau, ovo empanado, pão doce, sonho, risole de camarão, empadinha de camarão e um bom filé com arroz, feijão, batata frita e ovo. Em nenhum lugar do mundo o bife é melhor do que no Rio! Pão de batata recheado com presunto e queijo, sanduíche de filé com queijo e cebola no shoyo. Waffle. Biscoito Globo e Mate Leão.

O melhor café da manhã:
Sem dúvida é numa boa casa de sucos. E há várias na zona sul. Tem suco de todas as frutas e algumas verduras. Eu gosto de fruta do conde e morango (com amora, fica ótimo). E caqui, melancia, pera, tangerina... Difícil escolher. Para acompanhar pão na chapa com polenguinho ou pão com ovo. Tudo de  bom!

Onde achar as delícias?

Restaurante Amir - na Praça do Lido. Muitas opções de pratos árabes, como refeições ou petiscos. O homus tahine é o melhor que já comi e o pão é assado na hora. A costeleta de cordeiro e o mixui de frango são imbatíveis. Uma boa opção é o prato Shawarma, que vem com molho tarator e arroz marroquino, e que, apesar do cardápio não dizer, dá para 2 pessoas. Para quem gosta, tem docinhos árabes de sobremesa.


Confeitaria Colombo - Toda sorte de delícias está lá. Salgados de todo tipo (inclusive empada de camarão e ovo empanado), petit fours, pães, biscoitos, quiches, chás, bombas, tortas, bolos, doces portugueses, sanduíches, sorvetes e o melhor waffle do planeta. Tudo isso num prédio espetacular e com serviço excelente. Os itens servidos no buffet infelizmente não tem a mesma qualidade, compensa pedir a la carte. No Café do Forte, filial em Copacabana, o cardápio é bem menor e o waffle baixa a nota de 10 para 8. Mas vale ir de vez em quando, porque a paisagem é encantadora.

Big néctar - Excelente casa de sucos e lanchonete, que serve também pratos rápidos. Várias filiais.

Padaria Tupan - No final da Nsa. Sra. de Copacabana, é o melhor lugar para comer pão doce e sonho. Hummmmm!


Bracarense - Para tomar chopp e saborear o bolinho de aipim com camarão e catupiry. Para quem tem alergia a camarão (porque é impossível que alguém não goste!), tem bolinho de bacalhau e de feijoada, pastel, empada, caldinho de feijão, sanduíche de filé e outras delícias. Nos dias de semana, é bom para almoçar também (se sobrar espaço na barriga). O Filé Bracarioca me gusta mucho. Fica no Leblon, na José Linhares.

Lamas - Bem tradicional, mesmo tendo mudado de endereço por causa da construção do metrô. Perfeito quando a vontade é de filé. São diversas opções. Gosto muito do Osvaldo Aranha, com batatas portuguesas e muito alho.

Adega do Pimenta - Mesmo tendo perdido um pouco do charme quando acabaram com os trenzinhos, ainda vale a visita. Escolha uma cerveja entre as muitas opções e peça o kassler com batatas coradas.Há muitos embutidos de entrada e joelho de porco, goulash, pato e coelho. O melhor de tudo é a levíssima torta alemã, realmente especial! Aproveite para passear pelo bairro e descobrir algumas preciosidades.

Rua do Ouvidor ou rua do Rosário - Ruazinhas estreitas, lotadas de restaurantes e bares. O lugar é tão agradável que não tem problema se você não escolher uma comida tão boa assim. A feijoada do "Antigamente" é honesta, mas nada que se compare a do Cavalcante.

6 comentários:

  1. Mari,
    Minha proposta para vocês seria ir para a praia de manhã e aproveitar as tardes para fazer um passeio cada dia. Acho que não podem deixar de ir: Pão de Açúcar, Corcovado, Museu da República, Passeio de Barco pela Baía de Guanabara, Teatro Municipal. No dia do teatro, aproveite para ver outros prédios legais no centro: Museu de Belas Artes, Real Gabinete de Leitura e Biblioteca. No corcovado, suba de trem. Praias: Ipanema e Leblon. De noite, é legal vocês irem um dia à Lapa, ver um show no Carioca da Gema ou Rio Scenarium. De turista, mas é legal, principalmente para a Zaira.
    O que eu esqueci?

    ResponderExcluir
  2. Como você vai ficar em Copacabana, não vai ter dificuldade alguma em comer um monte de coisas boas. Vá um dia comer no libanês Amir, que é lá bem pertinho, na praça do Lido. Delicioso e com bons preços.
    Vá à Confeitaria Colombo do centro, na rua Gonçalves Dias. Tem comida, mas o melhor são os lanches. Peça no cardápio, o buffet não tem a mesma qualidade. Não perca o ovo empanado. O waffle também é divino. Só tem no Rio e é divino! Aproveita e se esbalda na Granado lá do lado, na rua primeiro de Março. Com o cardápio menos, mas também imperdível, é a Colombo do Forte de Copacabana. Vá num dia bonito, no fim da tarde. Duvido que a Zai não fique boquiaberta com a beleza.
    Bem pertinho do Copabana Palace tem o "La Trattoria", onde você já foi também. Preços muito bons. A rua chama Fernando Mendes.
    Não perca por nada o bolinho de aipim com camarão e catupiry do Bracarense (rua José Linhares, no Leblon). Vá um dia depois da praia e já almoce por lá. Os filés são muito bons. Os "bifes" no Rio são especiais. O Lamas (na rua Marquês de Abrantes, quase no Largo do machado) tem é bem tradicional e com ótimos filés. De repente você aproveita o dia que for al Palácio do Catete para almoçar ou jantar lá. Vale a pena e fica perto.
    Bom, já te dei pelo menos um lugar por dia para não deixar de ir.
    De resto, aproveite os sanduíches de filé com queijo que estão por toda parte. E também as casas de suco. A que mais gosto é a Big Néctar, com várias filiais e uma infinidade de sucos deliciosos. E o Rio é a capital da empadinha. Coma de camarão. Se não achar outra boa, tem duas "Empada Carioca" na N. Sra. de Copacabana., uma no começo e outra no final.
    Coma na praia o "Biscoito Globo", mega tradicional e bem gostoso. Eu gosto do de sal mas experimente os dois.
    Divirta-se muito e aproveite minha cidade tão linda e gostosa.
    Qualquer coisa manda uma mensagem ou liga na hora que te ajudo.

    Ah! Suba no Corcovado de bondinho, mesmo que de van ou taxi pareça mais fácil. Não será.

    ResponderExcluir
  3. Pena que não está acontecendo o passeio pela Baía de Guanabara lá no CCM. Se achar algum outro que o preço não seja extorsivo, deve ser legal. Se estiver com disposição para uma experiência um pouco mais sociológica, pegue a barca para Niterói. de repente só vai e volta. É um bonito passeio.
    Pegue o tour guiado no Teatro Municipal. Não fiquem com preguiça. Vale.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu, Marcia, obrigada. Vou ler depois, com calma

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O funcionamento do bondinho foi suspenso após um acidente bem grave, em agosto de 2011. Pelo que apurei aqui, continua sem funcionar. O TJ/RJ autorizou a licitação para a compra de novos bondes, mas as propostas só foram entregues no último dia 4. Se resolver ir a Santa Teresa assim mesmo, aproveite para comer na Adega do Pimenta. E tomar uma cerveja.
    Não acho que o Recreio e Barra sejam grande coisa não. Principalmente a Barra, eu acho um saco. Mas de repente vale ir para conhecer e ter sua própria opinião.
    Já que estão com tempo sobrando, vale ir no Jardim Botânico, no Parque Lage e no Planetário.
    E vale muito ir a Petrópolis, conhecer o Museu Imperial. Muito bacana mesmo!
    Pesquise as exposições no CCBB e no Centro Cultural dos Correios.
    Tem muita coisa legal no Centro.

    ResponderExcluir