sábado, 5 de março de 2016

EUA - breves notas sobre a viagem

As anotações que vou postar aqui sobre os Estados Unidos foram feitas em uma viagem de 45 dias, realizada no verão de 2014. Alguns lugares nós já conhecíamos e outros foram total novidade. Cruzamos o país de leste a oeste, no norte, voltamos por outra estrada e descemos até a Luisiana. Os cenários foram os mais variados, de parques nacionais a grandes cidades, de deserto a litoral, de reserva indígena a plantation... O passeio incluiu bons museus e o local de nascimento do rock, do blues e do jazz.


Vou postar região a região, na ordem em que as visitamos. Os lugares que tanto gostamos mas que foram conhecidos em outras oportunidades pré-blog (California, Maine, Vermont...) serão deixados de fora, na esperança de registrá-los em futuras viagens.


O passeio foi todo feito de carro (como vocês sabem que é minha maneira favorita) e nos hospedamos, com raras exceções, em motéis e inns na estrada. Foram 21.200 quilômetros, a bordo de uma Chrysler Town and Country. Estivemos em três a maior parte do percurso, mas, por 15 dias, fomos quatro.


Quando o hotel não tinha café da manhã, íamos a algum café ou recorríamos, com muito gosto, às panquecas (IHOP, Perkins...) 
Fizemos várias refeições em lanchonetes, aproveitando as redes que não temos no Brasil e que adoramos: Arby's, Wendy's, Chick-fil-A...
Os americanos costumam jantar muito cedo e, por isso, a cozinha da maioria dos restaurantes fora dos grandes centros fecha, no mais tardar, às 21 horas. Com isso, comemos frequentemente nos restaurantes de rede, como Red Lobster, Bob Evans, Kentucky Fried Chicken e Sizzler e nos bufês chineses, claro.


No sul, a culinária tem mais personalidade e sabor do que no resto do pais. Em Nova Orleans e no baixo Mississipi, a comida típica é a cajun, influenciada pelas cozinhas acadiana e caribenha. Em outras áreas da região, o mais tradicional é a comida "da roça". Com origens africana, européia e nativa, é baseada no milho, na carne de porco assada e no frango e inclui muitas verduras, a exemplo do quiabo e da abóbora.
Os restaurantes que achamos que valeram a pena serão registrados na região correspondente.

Regiões:

Washington DC e região da capital
Grandes Lagos
Pacífico Noroeste
As Rochosas
Grandes Planícies
Sudeste
Extremo Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário