terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Linha Verde

Irmã pobre da Estrada do Coco (leia aqui), a Linha Verde é o trecho da BA-099 que liga a Praia do Forte à divisa com Sergipe.


A maioria dos povoados é humilde e sem atrativo para os turistas. O acesso às praias é ruim e elas não são muito boas para banho. O grande charme do local é encontrar praias selvagens, com trechos absolutamente desertos.


Imbassaí, provavelmente pela proximidade com a praia do Forte, tem até pousadas bonitinhas e um resort, mas a praia não vale muito a pena. A parte mais frequentada é o canto sul, onde o rio corre paralelo à praia e possibilita tanto o banho de água doce quanto de mar.


Seguindo para o norte, temos Diogo, Santo Antônio, Porto do Sauípe, Massarandupió, Subaúma, Baixio... Nada realmente interessante.
As águas são turvas e escuras (mais parecidas com as praias de Sergipe), com ondas fortes e sem arrebentação definida, e algumas tem pedras que ficam à mostra na maré baixa. Nem mesmo a construção do mega complexo hoteleiro da Costa do Sauípe conseguiu melhorar a praia. O local tem belas edificações e muitas opções de lazer, mas praia que é bom...


Em Conde, ficam as praias de Sítio do Conde, Poças, Siribinha, Barra do Itapicuru e Barra do Itariri, que é realmente muito bonita.


Já na divisa com Sergipe, está Mangue Seco. Cenário da novela "Tieta", baseada em obra de Jorge Amado, são muitos quilômetros de praias com dunas de areia branca, coqueiros e manguezais. O acesso é complicado, com estrada de terra e travessia de barco até o povoado e, depois, mais 1,5 km de areia até praia...


Nenhum comentário:

Postar um comentário