terça-feira, 11 de outubro de 2011

Bratislava

Bratislava é linda, linda! Bem pertinho de Viena, também fica às margens do Danúbio. Só que aqui ele é beeeeeeeem mais bonito. A Ponte Nova é uma atração turística, com um bar/restaurante em forma de disco voador no topo.


Como a cidade é pequenininha, uma boa caminhada permite conhecer tudo. São basicamente dois núcleos: a cidade velha e o castelo.
Torres medievais e palácios barrocos estão espalhados pela Cidade Velha, muito bem cuidada. Os principais pontos de interesse são a Praça Central, a Prefeitura, o Museu Municipal, a Catedral de São Martinho. O Portão de São Miguel fazia parte das antigas fortificações de Bratislava e hoje abriga um museu militar. De sua torre é possível apreciar um boa vista do centro.

 
Prédios lindos, restaurantes, bares e cafés bacanas e um sorvete delicioso... Igrejas, o antigo edifício do Teatro Nacional Eslovaco, o Mercado, o Palácio Episcopal, a Universidade... E muitos museus: Museu Nacional Eslovaco, Museu da Cultura Judaica, Galeria Nacional Eslovaca, Museu do Vinho, Museu de História Natural, Museu da Farmácia...


É uma cidade que remete toda ela ao passado. Mas lá no meio há 4 esculturas modernas, em bronze, que são símbolo de Bratislava. Representam um operário (Cumil), um soldado do exército de Napoleão,  um antigo morador da cidade (Schöner Naci) e um paparazzi.


Saindo do centro, lá no alto, o Castelo e o Parlamento...


Sossegada e charmosa, Bratislava é um doce encanto. Um deleite para o sentidos. 
O artesanato é delicado e fino, belíssimo. De extremo bom gosto.
Assim como as janelas pelas quais me apaixonei.
Ficou um gostinho de quero mais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário