quarta-feira, 18 de março de 2015

Holanda: Região Sul

Brabant do Norte
A cidade fortificada de Heusden é uma graça. Tem uma bela praça do mercado e um porto dentro da fortificação.


Como não é permitida qualquer publicidade, parece que ela parou no tempo. S'Hertogenbosch é uma cidade com muitos edifícios históricos e museus interessantes, mas confesso que não vimos muita coisas. Posso garantir, porém, que a festa do Dia do Rei é animadíssima. É como uma Octoberfest com as pessoas vestindo laranja e azul, branco e vermelho.


No centro de Eindhoven, as crianças aprendem e se divertem muito no Historisch Openlucht Museum, um museu a céu aberto com reconstruções de uma aldeia da idade do ferro, de um acampamento viking e de uma cidade medieval.


O castelo de Heeze, situado numa bela área verde no centro da cidade, tem visitas guiadas por seu interior. O destaque é a coleção de tapeçarias Gobelin.


Para mim, o ponto alto da visita ao Brabant foi a pequena Nuenen, onde Van Gogh viveu entre 1883 e 1885. O Vincentrum tem uma ótima exposição multimídia sobre a vida do pintor. Fora isso, uma caminhada pela rua principal leva a vários cenários de seus quadros.


Limburg
Esta província tem uma paisagem um pouco distinta do norte do país, uma vez que não possui tantos canais e que apresenta colinas, florestas e castelos. Para uma boa percepção dessas paisagens rurais, vale um passeio pela região de Heuvelland, próxima a Maastricht, a principal cidade. Passando pelos vilarejos de EijsdenMheerGronsveltSint-GeertruidNoorbeekGulpen e Vals, pequenas estradas em meio a campos cultivados e santuários apresentam vistas belíssimas.


Capital regional e dona de uma universidade de renome internacional, Maastricht possui um grandioso teatro, as imponentes basílicas de São Servácio e de Nossa Senhora e alguns museus. O Museu Municipal Vrijthoj conta a história da cidade por meio de interessantes recursos audiovisuais. O Bonnefantenmuseum apresenta um respeitado acerco de arte moderna, obras de grandes mestres holandeses e uma famosa coleção de esculturas de madeira medievais.


Maastricht é também um bom local para ver de perto a utilização dos espaços das igrejas que fecharam as portas por falta de fiéis. Os serviços religiosos na Igreja Dominicana de Maastricht foram suspensos ainda no século 19 e, desde então, a edificação medieval foi utilizada para diversos fins. Desde 2006, abriga uma linda livraria, com direito a cafeteria no lugar do altar e estantes de livros em meio à arquiterura gótica. Também o Hotel Kruisheren ocupa uma antiga igreja gótica. O interior, moderníssimo, foi renovado pelo famoso arquiteto Henk Vos. Vale a pena dar uma passadinha e visitar o lobby.


Thorn é um manso vilarejo que cresceu em torno da abadia que foi, por 800 anos, sede de uma instituição leiga autônoma chefiada pela abadessa. Ao redor da bela praça e nas ruas adjacentes, casas caiadas de branco - paisagem bem diferente para um pais basicamente em tons de ocre, pelas casas de tijolos.


A cidade murada de Valkemburg garante agradáveis momentos de lazer, com caminhadas entre as ruínas do castelo, os antigos portões e a igreja românica e nas ruas de pedestres lotadas de cafés e restaurantes. Há, ainda, uma pedreira romana, um teleférico e a mina de carvão.


Clique aqui para ver outras fotos da Região Sul da Holanda.

Mais sobre a Holanda?
Amsterdã
Koningsdag, ou Dia do Rei

Nenhum comentário:

Postar um comentário