domingo, 9 de julho de 2017

Ratatouille

De origem provençal, a ratatouille é um clássico da cozinha francesa, preparada com ingredientes tradicionais na culinária mediterrânea: berinjelas, tomates, azeite, abobrinha, pimentão... 
Tradicionalmente, é preparada no fogão, com os legumes picados e refogados no azeite com cebola e alho e temperada com ervas de Provence. Pode ser servida quente ou fria, com bruschetta ou baguete, mas é também um excelente acompanhamento para carnes e peixes.
Depois do filme da Pixar, o prato ficou mais conhecido no Brasil e a maneira de prepará-lo ao forno popularizou-se. É bem mais simples, basta colocar um pouco de molho de tomate em uma forma, dispor por cima os vegetais (cebola, berinjela, abobrinha, pimentão amarelo e/ou vermelho, cenoura, tomate) cortados em rodelas finas e intercalados, temperar com sal, pimenta-do-reino e ervas a gosto, como manjericão, tomilho e alecrim, ou com ervas de Provence já prontas, regar com uma mistura de azeite e alho) e assar coberto com papel alumínio, por uns 30 minutos. Se ficar com muito caldo, retire o papel alumínio e deixe secar um pouco.


Eu, porém, descobri um jeito bem prático e rápido de preparar a ratatouille. Nada tradicional, é verdade, mas muito prática e deliciosa.
Corte os vegetais (todos da lista ou só alguns) em rodelas, tempere com sal, azeite e molho pesto (comprado pronto ou preparado em casa - receita aqui) e disponha em pirex untado. Leve ao forno envolto no papel alumínio. Quando os legumes estiverem cozidos, tire o papel alumínio, polvilhe com queijo ralado e deixe mais 5 minutos. Sirva a seguir, acompanhado o assado de sua preferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário