sábado, 3 de junho de 2017

Bolo de nozes da Lourdes

Bolo de nozes é engraçado: tanto pode ser a coisa mais maravilhosa do mundo como pode ser horrível. Para que fique bom é importante que tenha bastante nozes e que não fique seco (esse é o erro mais comum). Há tortas e bolos de nozes com os mais variados recheios e coberturas, mas o melhor bolo caseiro de nozes que já comi é o da minha cunhada Lourdes. Preparado com recheio de nozes e leite condensado e com cobertura de marshmallow, dá um tiquinho de trabalho. Mas vale a pena!

Massa:

1 colher de essência de nozes
250 g de nozes moídas
200 g de manteiga
3 xícaras de açúcar (eu adaptei para 2)
3 gemas
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de farinha de rosca
1 xícara e meia de leite
1 colher de fermento em pó
3 claras em neve

Bata na batedeira a manteiga com o açúcar e as gemas. Junte os outros ingredientes aos poucos e misture bem. As claras em neve e o fermento devem ser misturados por último, já sem usar a batedeira. Asse em forno médio, em forma untada e polvilhada com farinha de trigo.

Recheio:

1 lata de leite condensado
2 colheres de manteiga 
1 xícara e meia de nozes moídas

Misture o leite condensado e a manteiga e leve ao fogo ou ao microondas até dar o ponto de brigadeiro mole. Espere esfriar e misture as nozes.

Marshmallow:

1 xícara de claras
2 colheres (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres de  Karo
1 colher rasa de emulsificante de sorvete
1 colher (chá) de essência de baunilha

Bater tudo junto na batedeira por 10 minutos.
Esta receita de marshmallow é bem fácil de fazer, não tendo tantos segredos quanto o merengue (veja aqui os tipos de merengue e como prepará-los).

Depois do bolo frio, desenforme e corte ao meio, no sentido do comprimento. Molhe a camada de baixo com guaraná (lembra que não queremos bolo seco?), espalhe o recheio e coloque a parte de cima, que também é regada com guaraná. Cubra com o marshmallow e decore com nozes picadas.
Também experimentei fazer cupcakes e deu certo, mas é preciso ficar muito atento na hora de assar para não passar do ponto.

Veja mais receitas de bolo:
Bolo delícia de coco

Nenhum comentário:

Postar um comentário