sexta-feira, 26 de maio de 2017

Risotto al limone

Hoje vou compartilhar uma receita de risoto muito simples, como todos os risotos. O sabor cítrico do limão, deixa o prato especial e perfeito para acompanhar peixes. Também acompanha bem carne de porco.


um fio de azeite
meia cebola picada
1 xícara de vinho branco
1 limão siciliano
2 xícaras de arroz arbóreo
200 g de queijo grana padano ou pecorino ralado
1 colher de sopa de manteiga
4 xícaras de caldo de legumes
sal a gosto

Raspe a casca do limão e reserve. Esprema o limão e reserve o suco. Aqueça o caldo de legumes. Em outra panela, coloque o fio de azeite e refogue a cebola até amolecer. Junte o arroz e refogue, mexendo sempre, por uns 3 minutos. Adicione o vinho, sem parar de mexer.
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente e continue mexendo sempre. Coloque um pouquinho do suco de limão e da casca ralada. Misture.
Acrescente mais caldo de legumes a medida que ele for evaporando, assim como o suco de limão e a casca ralada. Reserve um pouco da raspa de limão para decorar. Cozinhe mexendo sempre, experimentando o carros e observando a textura. Cuide para não ficar com caldo demais e empapar.
Quando o arroz estiver no ponto, adicione o queijo ralado e misture bem. Prove o sal.
Desligue o fogo e coloque uma colher de manteiga bem gelada no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, para que ela vá se desfazendo aos poucos só com o calor do arroz. Isso dará brilho ao risoto.
Decore com as raspas de limão e sirva imediatamente.

Na refeição da foto, o risoto de limão acompanhou um salmão agridoce cuja receita está aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário