sexta-feira, 5 de maio de 2017

Canjica

Começou o mês de maio e a temperatura baixou (levemente) aqui em Brasília... Claro que, com isso, já comecei a pensar nas gostosuras das festas juninas. Para começar a entrar no clima, vou passar a receita de uma dos pratos mais populares da época.
Aqui em casa, não há unanimidade: uns preferem a canjica com coco, outros, com amendoim. Para agradar a todos, costumo cozinhar o saco de milho e depois dividir, fazendo a metade de cada sabor...


Canjica com coco

500 g  de milho para canjica
2 litros de água
8 cravos da índia e 3 paus de canela
1 xícara de açúcar
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
100 g de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Deixe a canjica de molho na água durante a noite. No dia seguinte, coloque na panela de pressão, juntamente com a água, o açúcar, o cravo e a canela e cozinhe até ficar macia (entre 25 e 45 minutos). Em seguida, acrescente o leite bem quente (coloque meio litro primeiro e, depois, já juntando mais aos poucos, até ficar no ponto de sua preferência), o leite condensado, o leite de coco e o coco ralado. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e, quando a canjica estiver morna, adicione o creme de leite e mexa até que o caldo fique homogêneo.
Sirva polvilhada com canela.

Canjica com amendoim

500 g  de milho para canjica
2 litros de água
8 cravos da índia e 3 paus de canela
1 xícara de açúcar
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 xícara de amendoim torrado e moído.

Deixe a canjica de molho na água durante a noite. No dia seguinte, coloque na panela de pressão, juntamente com a água, o açúcar, o cravo e a canela e cozinhe até ficar macia (entre 25 e 45 minutos). Em seguida, acrescente o leite bem quente (coloque meio litro primeiro e, depois, já juntando mais aos poucos, até ficar no ponto de sua preferência) e o leite condensado. Misture bem e cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, até engrossar. Desligue o fogo e misture o amendoim. Quando a canjica estiver morna, adicione o creme de leite e mexa até que o caldo fique homogêneo.
Sirva polvilhada com canela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário