sábado, 29 de abril de 2017

Escondidinho de aipim com carne de sol

Escondidinho é meio que um prato de preguiçoso, né? Com carboidrato e proteína juntos fica faltando só uma salada para completar. Mas não é só isso: escondidinho também é muuuito gostoso e dá para variar bastante o recheio (frango, linguiça, charque, camarão, carne moída...) e até a massa (batata, mandioca, batata-baroa, abóbora...).
Dessa vez, vou passar a receita do tradicional escondidinho de aipim com carne de sol. 


meio quilo de carne de sol
1 kg de aipim
1 fio de óleo
1 cebola grande cortada em rodelas
leite para deixar a carne de molho
2 colheres de margarina
meia xícara de leite
meio vidro de leite de coco
sal a gosto
queijo ralado grosso (se for queijo coalho fica com mais cara do nordeste, se for queijo minas fica mais magro)

Deixe a carne de sol de molho no leite da noite para o dia. Isso vai amolecer a carne e tirar o sal. No dia seguinte, coloque a carne na panela de pressão com um pouquinho de água e deixe cozinhar por uns 15 minutos depois que pegar pressão. Deixe esfriar e corte a carne em tiras finas, como para estrogonofe, 
Numa frigideira, coloque um fio de óleo e coloque a carne para dourar. Quando estiver quase boa, coloque a cebola fatiada e deixe amolecer. Se necessário, pingue mais um pouquinho de óleo. Reserve.
Cozinhe o aipim com sal na panela de pressão até ficar bem macio. Retire os fiapos e amasse bem. Numa panela, derreta a margarina e junte o aipim amassado, mexendo bem. Junte o leite de coco e a meia xícara de leite e misture até o purê ficar homogêneo. Se estiver muito consistente, adicione mais leite. Verifique o sal e corrija, se necessário. 
Em uma forma refratária, coloque a metade do purê de aipim. Por cima, disponha a carne refogada com a cebola. Cubra com a outra metade do purê e polvilhe com bastante queijo ralado. Leve ao forno médio até dourar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário