sábado, 27 de agosto de 2016

Torta de cacau - sem glúten e sem lácteos

Até parece que é ruim, né? Sem glúten, sem lactose e sem açúcar? Grande engano!!!
Essa torta é absolutamente deliciosa e ninguém vai acreditar que é "de dieta"... O único problema é que não rende muito...


Para a base:

1 xícara de tâmaras desidratadas em caroço
Meia xícara de damascos desidratados
3/4 de xícara de castanha do Brasil
1 pitada de sal

Para o creme de cacau:

2 xícaras e meia de castanha de caju
4/5 de xícara de mel
Meia xícara de óleo de coco
3 colheres de cacau em pó
60 ml de água

Prepare a base:
Deixe as tâmaras de molho na água morna por 10 minutos. Escorra a água e coloque no processador junto com os damascos. Processe até formar uma pasta. Adicione as castanhas e o sal e processe. Forre a base de uma forma pequena de fundo removível e leve ao congelador até o creme ficar pronto.

Creme:
Deixe a castanha de caju de molho por, no mínimo, oito horas. Descarte a água. Bata todos os ingredientes no liquidificador por três minutos, até formar um creme. Despeje na forma com a base e leve para gelar por, pelo menos, quatro horas.

Para o acabamento:
Leve ao fogo 100 g de frutas vermelhas congeladas com um pouquinho de pectina BTM (um tiquinho mesmo porque a medida padrão para geleia é de meio grama para cada quilo de fruta) e deixe cozinhar em fogo brando até virar uma geleia. Espere esfriar e coloque por cima do creme de cacau. Se não tiver pectina, junte uma colherinha de geleia pronta. Se fizer a geleia com açúcar, adicione um pouquinho de suco de limão e aí não precisa usar a pectina.


Veja outras sobremesas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário