sexta-feira, 3 de abril de 2015

Minha receita de bacalhau

Há muitos e muitos anos, procurava uma receita de bacalhau que fosse diferentes das que eu estava acostumada: as da mãe, as da sogra e as mais batidas dos restaurantes. Todas muito boas, é claro, mas eu não queria concorrência... Por outro lado, tinha que ter minha cara (leia-se: rápida e fácil de fazer). Foi assim que, com inspirações diversas, surgiu esta receita que sempre faz muito sucesso.


Para servir 5 pessoas, você vai precisar de 1kg de bacalhau, 500g de batatas, 3 cebolas grandes, 1 linguiça portuguesa, 4 ovos, azeitonas pretas e azeite de boa qualidade, sempre.
Para dessalgar o bacalhau, deixe de molho desde a véspera, trocando de água com frequência. Depois cozinhe um pouco, retire a pele e as espinhas e separe em lascas grandes.
As batatas descascadas devem ser cortadas em rodelas e cozidas com pouco sal. Também em rodelas devem ser cortadas as cebolas, os ovos cozidos e a linguiça portuguesa.
Feito isso, unte uma forma refratária com azeite e vá montando as camadas da seguinte forma: batatas, bacalhau, cebolas, linguiça portuguesa, ovos cozidos e azeitonas.
Regue com muito azeite e leve ao forno, embalado em papel alumínio, até que borbulhe. Retire o papel alumínio e deixe no forno até ficar dourado. E delicioso!

Outras formas de preparar bacalhau:

Bacalhau com natas

Mais opções de pratos com peixe:

Filés de linguado ao forno
Massa com salmão e voldka
Robalo com molho de alho
Beirute de atum
Macarrão com sardinha
Peixe assado com creme de espinafre
Salmão com crosta de azeitona
Salada Niçoise

Nenhum comentário:

Postar um comentário