sábado, 21 de dezembro de 2013

Tender Natalino

Eu adoro tender! É o meu prato preferido nas festas de final de ano.
E além do sabor perfeito, é moleza de preparar. Quer ver?


Primeiro retire a película que envolve o tender e o excesso de gordura. Aí risque a superfície do tender com a ponta de uma faca bem afiada, formando losangos. Faça de forma que os cortes não fiquem muito fundos, meio centímetro, no máximo...
Em cada cruzamento do losango, espete um cravo-da-índia (se você não gosta muito do sabor do cravo, pule alguns cruzamentos ou faça os losangos maiores...).
Eu preparo o tempero misturando duas xícaras da calda de uma compota (pode ser pêssego, abacaxi, cereja...) com três colheres de mostarda e mais três de molho inglês. 
Deixe o tender mergulhado no tempero de uma dia para o outro. Na hora de assar, besunte a superfície com mel (ou melado ou Karo). Coloque numa assadeira, junto com a calda do tempero, e asse em forno médio, envolto em papel alumínio. Regue diversas vezes com a calda da assadeira durante o cozimento. O tempo de cozimento varia conforme o peso e a dica é deixar cozinhar até os cortes ficarem meio abertinhos. Aí, retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar, sempre regando com o molho que se formou na assadeira. Para servir, decore a gosto. Fica ótimo com frutas frescas (especialmente abacaxi), compotas ou fios de ovos.



Outras receitas de Natal:

Salada de frango defumado
Bolo da fortuna
Peru (ou Chester)
Salada de banana
Pernil assado com ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário