segunda-feira, 18 de março de 2013

Torta Mousse Romeu e Julieta

A panna cotta (em italiano, significa literalmente "nata cozida") é uma sobremesa típica da região italiana do Piemonte, elaborada a partir de nata de leite, açúcar, gelatina e especiarias, especialmente canela. Consome-se sozinha, com compotas, com calda de frutas ou com fruta fresca.
Acho uma delícia!


Já a combinação de queijo minas frescal com goiabada é pura tradição brasileira. O casamento é tão perfeito que ganhou o nome de Romeu e Julieta e, ao contrário do que acontece na tragédia de Shakespeare, o casal segue inseparável. (Alguns acreditam que os do romance também permanecem juntos, mas essa questão pós-morte é bastante pessoal e não vem ao caso aqui nesta conversa.)
Só de pensar numa goiabada cascão daquelas saborosíssimas, como a que minha amiga Sheila traz lá de Urucânia, minha boca enche de água. E se vier com um queijinho fresco...

 

Pois então. Foi pensando na simplicidade desta dupla tão brasileira e no charme das panacotas italianas que surgiu a ideia desta sobremesa que sempre faz o maior sucesso. E como tudo que eu faço, é facílima.

- meio quilo de queijo minas frescal
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 pacote de gelatina em pó sem sabor
- meio quilo de goiabada cascão

Dissolva a gelatina em 4 colheres de água quente. Bata no liquidificador a gelatina, o creme de leite, o leite condensado e o queijo picado. Coloque em forma de pudim e deixe na geladeira por 1 dia. No dia seguinte, desenforme e cubra com a calda de goiabada já fria.
Calda: Pique a goiabada em pedaços e leve ao fogo com um pouco de água, dissolvendo até formar uma calda grossa. Se usar a goiabada já cremosa, use menos água para fazer a calda.


Veja outras sobremesas:



Nenhum comentário:

Postar um comentário