domingo, 24 de março de 2013

O delicioso queijo Brie

Queijo é uma das maiores delícias do mundo, certo?
E o Brie é uma das maiores delícias do mundo dos queijos.
Além de acompanhar bem um vinho tinto e ficar pefeito em sanduíches com baguete ou servido com torradas, bicoitos e frutas, funciona bem em várias receitas. O risoto de queijo brie com peras, por exemplo, é sensacional.

Seu sabor suave mas cheio de personalidade, combina super bem com a doçura do mel e das geleias.
Com base nisso, vou deixar aqui duas maneiras facinhas e deliciosas de serví-lo. E babar...

Queijo Brie assado com mel e nozes

Abra o queijo e coloque em um prato que possa ir ao forno de microondas. Com uma faca afiada, faça um corte em forma de cruz na casca de cima do queijo. Leve ao microondas por uns 2 minutos ou até que esteja quente, mas sem derreter demais. Este processo também pode ser feito no forno, o que deixa o queijo bem douradinho.
Retire do forno e puxe um pouco a casca, do centro para a beirada, deixando a massa descoberta. Derrame por cima o mel e polvilhe com nozes (ou amêndoas ou castanhas de caju) picadas. Siva imediatamente, acompanhado de fatias de pão fresco ou torrado.


Queijo Brie com geleia de damasco

1 pacote de massa folhada pronta
1 ovo
1 colher de sopa de água
1 queijo brie redondo, dos pequenos
Geleia de damasco a gosto
Castanha de caju picada

Abra a massa folhada com um rolo numa superfície polvilhada com farinha de trigo. Corte em forma de círculo (utilize uma tampa ou prato como molde). Coloque o brie, a geleia de damasco e por cima a castanha. Cubra com outra rodela de massa e feche as laterais com um garfo. Pode ser feito também com a massa retangular, fechando as quatro pontas e depois acertando para ficar parecendo uma trouxinha de brie. Se preferir, coloque o lado com as pontas para baixo e decore a parte de cima com tirinhas de massa folhada. Pincele o ovo batido com a água na massa. Coloque para assar por 20 a 30 minutos.
Eu gosto com geleia de damasco, mas experimentei com outros sabores também e ficou ótimo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário