sábado, 22 de dezembro de 2012

Galinhada da Marcia



Um quilo de coxa e sobrecoxa de frango, bem limpinhos com vinagre, sem pele nenhuma. Fica mais gostoso se temperar de véspera, com sal, alho, cebola, sálvia, tomilho. Daí deixa na geladeira coberto com plástico, para não dar cheiro. Eu gosto dos pedaços pequenos e desossados, mas não chega a ser desfiado. 
Em uma colher de óleo, refogo uma cebola grande. Quando está cozida, junto uns três dentes de alho e douro mais um pouco. Em seguida junto o frango. Quando ele fica mais branquinho, com menos cara de cru, já dá para colocar o pequi. Eu não gosto de pequi demais, mas tem que ter o suficiente para dar bastante gosto. Hoje usei um pouco mais de meio quilo, mas dá para usar também pequi em conserva. Ou seja, o que tiver mais fácil. Misturado o pequi com o frango, deixar cozinhar com a panela tampada, em fogo baixo. E ir pingando água aos poucos, se necessário. 
Caso desista da galinhada, terá aí um delicioso frango com pequi. Pode deixar com um pouco de caldo e ficará ótimo para comer com um arrozinho branco. 
Em outra panela, refogue mais um tanto de cebola e alho em uma colher de óleo e juntei 2 xícaras e meia de arroz. Aqui em casa, quando não comemos arroz integral, usamos arroz parboilizado. Então, nas minhas receitas, quando eu falar em arroz, fica implícito que é arroz parboilizado, ok? Deixei dourar bem, sempre no fogo baixo e mexendo de vez em quando. Juntei, então, o frango cozido com pequi e misturei mais um pouco. Acrescentei 5 xícaras de água fervendo, temperei com sal (usei duas colheres de chá) e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada. Quando a água estava quase seca, coloquei mais ou menos uma xícara de cheiro-verde picado e deixei terminar de cozinhar. Daí, só servir, salpicado com mais cheiro-verde.

Ficou uma delícia, bem molhadinho!
8 porções


Nenhum comentário:

Postar um comentário