segunda-feira, 27 de junho de 2011

Músicas de São João de antigamente

Que legal!
Falando das festas juninas de quando eu era criança e achei um programa junino na rádio nacional.
Algumas dessas músicas são as que a gente dançava quadrilha naquele tempo.

Na altura dos 18 minutos tem uma seleção:
"O baile lá na roça foi até o sol raiar
a casa estava cheia, mal se podia andar
Estava tão gostoso aquele reboliço
mas é que o sanfoneiro só tocava isso...
................................................
Pula a fogueira iaiá
Pula a fogueira ioiô
Cuidado para não se queimar
Olha que a fogueira já queimou o meu amor...
.................................................
Eu pedi numa oração ao querido São João
que me desse um matrimônio
São João disse que não
São João disse que não
Isso é lá com Santo Antônio...
...............................................
Capelinha de Melão é de São João
É de cravo, é de rosa, é de manjericão
São João está dormindo
Não acorda não
Acordai, acordai, acordai, João!

Na altura 23:20, é explicada a tradição da fogueira. Muito legal a explicação sobre a conversão da tradição pagã da fogueira do solstício de verão na fogueira da festa de São João Batista...

Em 32:32, antes da interpretação dos Doces Bárbaros para "São João Xangô Menino",  uma pequena resenha sobre o sincretismo entre São João e Xangô.

Em 38 minutos, a linda canção maranhense "Boi da Lua" com interpretação de Papete.

Tá muito lindo!!!

Agora só falta uma foto daquelas festas.
Vou encarregar minha mãe desta missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário